O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, após sofrer uma hemorragia intracraniana provocada por uma queda ocorrida em 19 de outubro. Lula deu entrada no hospital nesta segunda-feira (9), após sentir fortes dores de cabeça.

Em nota, o hospital informou que o presidente foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma e que a cirurgia foi realizada com sucesso, sem complicações. O boletim médico, divulgado nesta terça-feira (10), atualizou o estado de saúde do presidente, destacando que ele continua sob cuidados intensivos, mas está estável.

A queda que causou a hemorragia ocorreu quando Lula estava no Palácio da Alvorada, cortando as unhas dos pés. Segundo apuração do portal Poder360, ao se abaixar para alcançar os pés, o presidente perdeu o equilíbrio ao se levantar e caiu, batendo a parte de trás da cabeça no chão do banheiro. A internação e o procedimento de emergência foram necessários devido à gravidade da lesão.

O novo boletim médico, divulgado às 9h de hoje, tranquilizou a população, mas detalhou que o presidente permanecerá sob observação para garantir sua total recuperação.